Quem não quer emagrecer de forma saudável? Esta possibilidade está mais real do que parece. Antes para perder uns quilinhos era necessário fechar a boca, fazer dietas ou regimes rigorosos e deixar de comer os pratos que mais gostamos.
Agora, do café da manhã até a última refeição do dia, é possível montar um cardápio funcional para a semana, com receitas nutritivas, saudáveis, práticas de fazer, e que dão água na boca só de olhar.
O mais importante para quem busca perder peso de forma natural e equilibrada é conseguir equilibrar as vontades com as necessidades, ou seja, é necessário controlar a compulsão alimentar, aquela vontade que dá de comer fora das refeições e evitar aqueles ingredientes que não fazem bem ao organismo, adaptando receitas, com pratos inteligentes, harmoniosos e que garantam saciedade e bem-estar.
Fibras alimentares são fundamentais para a evitar a fome excessiva
A primeira ação para criarmos receitas saudáveis para o emagrecimento é investir em alimentos naturais e fontes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Dentre essas substâncias, as fibras alimentares são essenciais nos processos da digestão, no controle da fome excessiva, garantindo a saciedade por muito mais tempo.
Com isso, aos poucos, a nossa necessidade de “beliscar” algumas coisa toda hora diminui, deixando o corpo apto para iniciar um plano alimentar mais saudável e equilibrado.
Dentre as principais fontes de fibras alimentares, podemos destacar, por exemplo, os produtos em suas versões integrais, como o arroz, as massas, grãos, sementes e frutas.
Veja, abaixo, uma lista com 8 sugestões de receitas saudáveis para o emagrecimento e que você pode preparar nos mais diversos momentos do dia.
Café da manhã, lanches, almoço e jantar: o que comer para perder peso?
01 – Wafle colorido com farinha de quinua.
Que tal começar o dia com um café da manhã especial? Esse waffle, além de muito atrativo, é extremamente saudável e pouco calórico. Feito com farinha de quinua, ele também é uma rica fonte de fibras.
02 – Macarrão com legumes orgânicos e isca de carne
Muito simples e rápido de fazer, esse prato é perfeito para quem busca otimizar o tempo na cozinha e preparar uma refeição saborosa e nutritiva para o almoço. Feito com fusilli integral, a receita é um encontro de sabores e nutrientes ideais para dietas de emagrecimento.
03 – Arroz integral com filé mignon e abóbora
Por manter a casca inteira, o arroz integral possui mais fibras do que o arroz branco tradicional. Por isso, é sempre a melhor opção para dietas de emagrecimento. Já o filé mignon de terneiro é uma dos cortes bovinos mais saborosos, macios e saudáveis, dentre as carnes vermelhas.
04 – Quiche de peito de peru e cottage
Seja para as refeições principais, almoço ou jantar, ou lanches intermediários, o quiche é uma receita muito funcional no dia a dia. A combinação do peito de peru com queijo cottage é sinônimo de poucas calóricas no prato.
05 – Mini pizza de biscoito de arroz
Quem não ama uma boa pizza? Essa versão funcional é ideal para quem está iniciando a dieta e procura ótimas alternativas para manter a alimentação saborosa e nutritiva. O biscoito de arroz é uma fonte rica de fibras, com pouquíssima quantidade de calorias.
06 – Tilápia em crosta de sementes com spaghetti de abobrinha
Essa é a nossa sugestão para um jantar sofisticado, mas simples de fazer. A tilápia é um peixe muito saudável, nutritivo e com poucas calorias. A “fritura do bem”, feita com crosta de sementes também garante uma preparação menos gordurosa. Já o macarrão vegetal, feito com abobrinha é uma opção incrível para garantir vitaminas e minerais ao prato.
07 – Sopa fria de cenoura orgânica
Se você faz a dieta da sopa, com certeza precisa inserir essa deliciosa receita ao seu cardápio. A cenoura é um ingrediente poderoso para o organismo, possui grandes quantidades de vitaminas, além de ter importantes agentes antioxidantes, que defendem o corpo de enfermidades.
08 – Bolo de ricota com farinha de coco e geleia zero de goiaba
Para finalizar, a sobremesa! Esse bolo é um verdadeiro encontro de sabores e nutrientes saudáveis para o bom funcionamento do organismo. Feitos sem açúcar e glúten, ele pode ser consumido normalmente por pessoas diabéticas e celíacas.