Para ter bons resultados quando o objetivo é hipertrofia devemos nos atentar bastante aos alimentos. A alimentação balanceada faz toda a diferença no resultado dos treinos o ideal é que se componha uma dieta com uma boa variedade de nutrientes, tais como: Proteínas, carboidratos, vegetais, frutas e gorduras boas.
A proteína constrói a massa muscular, recuperando o músculo após as micro lesões causadas durante o treino. O carboidrato ajuda essa síntese de proteína e nos fornece energia para os treinos e funcionamento do corpo. As gorduras auxiliam o processo de liberação de hormônios anabólicos. E os vegetais e as frutas suprem a necessidade de vitaminas e minerais que também auxiliam no crescimento de massa muscular e na manutenção da saúde de uma forma geral.
Tudo isso é muito bonito, mas e ai? Como faço para escolher os alimentos corretos? Muitas pessoas sabem os nutrientes que devem consumir, mas acabam cometendo erros na hora da escolha dos alimentos. É claro, vale lembrar que uma consulta a um profissional de nutrição é extremamente recomendada.
Agora sem mais felongas vamos listar 10 alimentos que podem te ajudar no ganho de massa muscular e na perda de gordura corporal.
10 Alimentos para queimar gordura e crescer músculos
1 – SALMÃO
O Salmão fornece cerca de 200 calorias por 100g de seu consumo. Também é uma excelente fonte de proteína, gorduras boas e uma ótima fonte de ácidos graxos, vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C e vitamina D, Ferro, Potássio, Cálcio e Magnésio.
2 – OVOS INTEIROS
Já conhecemos os benefícios da clara do ovo como fonte de proteínas, mas muitos deixam de lado o valor de sua gema. Um ovo inteiro nos dá cerca de 6g de proteína por porção. A sua gema, além de ser fonte natural de gordura boa, nos fornece vitaminas A, D e E. Por isso é muito importante incluir as gemas em dietas para hipertrofia e/ou perda de gordura.
3 – AVEIA
Ótima fonte de carboidratos e fibras. As fibras são muito importantes na perda de gordura. A aveia também ajuda a reduzir o mau colesterol.
4 – QUINOA
Ótima fonte de proteínas e fibras. Possui mais proteínas e fibras do que a maioria dos grãos integrais, como a aveia e o arroz. Não possui glúten.
5 – BRÓCOLIS
Fonte de fibra e beneficia a digestão. O Brócolis ajuda a manter o intestino eficiente e na contenção dos excessos. Impede que cresçam bactérias na parede do estômago. Além disso, o Brócolis é fonte de proteína e diminui o estrogênio no corpo.
6 – CARNE VERMELHA MAGRA
Uma das principais fontes de proteínas para hipertrofia muscular, nos fornece vitamina B12, ferro, zinco, creatina e carnosina. Um conjunto que favorece a produção hormonal de testosterona, imprescindível para o crescimento muscular. Importante escolher cortes magros da carne vermelha, como o filé mignon ou patinho”.
7 – PEITO DE FRANGO
Outra excelente e principal fonte de proteína. Além de ser uma carne magra, nos fornece a beta alanina, carnosina e minerais essenciais. uma excelente escolha até pelo seu preço que acaba sendo bastante convidativo frente ao preço das outras fontes de proteina
8 – IOGURTE NATURAL
O Iogurte natural possui Lactobacilos, que são bactérias que melhoram o funcionamento do intestino, melhorando assim a absorção de nutrientes. Além disso, nos fornece fibras, proteínas e vitaminas.
9 – CASTANHA DO PARÁ
A Castanha do Pará possui Selênio. O selênio é um antioxidante poderoso que combate os danos causados pelos radicais livres em nosso corpo. Como se não fosse suficiente, este mineral ainda pode melhorar a saúde cardíaca e até lutar contra alguns tipos de cânceres. Ele ainda tem um papel importante no bom funcionamento da tireóide, auxiliando o metabolismo e a produção de hormônios críticos.
10 – ÁGUA
Cerca de 70% do músculo é formado por água. Além disso, a água é muito importante para todos os processos fisiológicos que ocorrem em nosso corpo. Esteja sempre hidratado, principalmente durante o seu treino e nas etapas de alimentação ao longo do dia. Os seus objetivos dependem de estar sempre hidratado também.
Agora que você sabe um pouco mais de alimentos, já pode começar a regular sua alimentação, lembrando que é sempre bom ter a opinião de um profissional para te indicar como usar os alimentos.